quinta-feira, 26 de março de 2009

Implantação do Movimento "Todo Teatro é Político"


-->


O Movimento de Implantação da Cooperativa Cearense de Teatro convoca a todos os grupos, artistas e técnicos de teatro do Ceará a se fazerem presentes no Dia 27 de março de 2009 (sexta–feira), DIA MUNDIAL DO TEATRO, na praça do Ferreira para o lançamento do Manifesto “TODO TEATRO É POLITICO”, nossa bandeira de luta por Políticas Públicas para o teatro cearense e nacional. Venham assiná-lo e fazer parte desse momento histórico do nosso teatro.

Horário: 8h às 20h
Instalação Cênica
Leituras do Manifesto durante o dia.

“O maior patrimônio de uma nação é o espírito de luta de seu povo
e a maior ameaça para uma nação é a desagregação desse espírito.”
George B. Courtelyou



Fundadores do Movimento Todo Teatro é Político

MANIFESTO DA COOPERATIVA CEARENSE DE TEATRO
“TODO TEATRO É POLÍTICO”

Nunca o ser humano precisou tanto da arte como agora. A tensão cada vez maior entre o “eu” e o “nós” só é suportável quando derivamos pelo mundo simbólico que a arte nos proporciona. A desertificação provocada pela modernidade provocou uma devastação tão mais intensa no interior do indivíduo do que até mesmo no seu entorno. A terra arrasada não é a que vemos, é a que sentimos.
Batista de Lima


O manifesto “Todo Teatro é Político” é a representação dos anseios de doze (12) grupos teatrais do Estado do Ceará que, atualmente, estão à frente do movimento em prol da criação da Cooperativa Cearense de Teatro e dos demais grupos, artistas e outros que venham subscrever esse documento.
A cultura é obra e identidade de cada povo. Fruí-la e produzi-la é um direito de todos. Esse direito é reconhecido e previsto em lei. Compreendemos, porém, que o direito não é dado, mas conquistado. Todo direito é fruto do exercício da luta. Acreditamos que mais do que políticas culturais é preciso desenvolver uma cultura política, e é guiado por este pensamento que, hoje, estamos aqui, artistas e ativistas, produtores e fruidores da cultura, com nossas armas: palavras, sons, movimentos, cores, gestos e consciência. Em um exercício de construção de mais uma luta.

É com essa compreensão que os grupos, artistas e técnicos de teatro do Ceará sentem a necessidade de criar um espaço dialógico, uma ferramenta coletiva de luta, um instrumento de gestação de idéias e objetivação das lutas daqueles que fazem o Teatro Cearense. Acreditamos que o cooperativismo é essa forma de organização em que, mesmo sendo plurais em nossas criações, possamos estar juntos num coletivo de coletivos, na conquista de direitos, no fortalecimento da organização e na criação de mecanismos de fomento para a atividade e a produção teatral de nosso Estado.

Fórum de Teatro realizado pelo Movimento

Intentamos ainda que o teatro deva estar aliado à construção de uma ação que discuta não apenas o fazer teatral, como também o papel do artista e da arte nesta sociedade passiva e indiferente diante da qualidade do que é produzido, nesta conjuntura onde a preocupação está apenas com a vendabilidade, fazendo com que as manifestações artísticas sofram a pressão proporcionada pela indústria cultural globalizada e mercantilista.

O panorama cultural de nosso país reflete uma evidente inclinação dos governos a valorizar a quantidade numérica de suas realizações em detrimento da qualidade e do fundamento das atividades artísticas que deveriam fomentar. Essa política está alicerçada também em uma má distribuição dos recursos distribuídos, na transferência da administração do dinheiro público destinado à produção cultural para as mãos das empresas, através dos editais, por fim, em investimentos que privilegiam o mercado e eventos promocionais.


Diante dessa situação o que vemos é uma produção artística encurralada entre uma mercantilização imposta e investimentos governamentais vergonhosos. Hoje, a nível federal a cultura ocupa apenas 0,2% no Orçamento Geral da União, ou seja, a criação artística no Brasil vale 0,2% das preocupações oficiais.

Com esse manifesto desejamos provocar uma discussão com os diversos setores sociais sobre os investimentos governamentais na área teatral, bem como, repudiar ações que reduzam as manifestações artísticas a meras mercadorias e, finalmente, reivindicar políticas públicas urgentes que permitam investimentos diretos na pesquisa e produção teatral continuada e de qualidade, originadas na atividade dos coletivos teatrais, e que se contrapõem, entre outras coisas, a massificação cultural, a perda de paradigmas humanos e ao mecanismo capitalista alheio aos direitos básicos do cidadão e que vê a arte como mero produto.


Entre nossas reivindicações estão:
* A criação, urgente, de políticas culturais públicas que invistam diretamente na pesquisa e produção continuada, originária da atividade dos coletivos teatrais;
* A criação de Programas Permanentes para o teatro nos âmbitos municipal, estadual e federal com recursos orçamentários e geridos com critérios públicos e participativos;
* A efetivação imediata do Conselho Municipal de Cultura, paritário e deliberativo;
* A efetivação do Fundo Municipal de Cultura e sua gerência atrelada ao CMC;
* A abertura e democratização de uso dos espaços públicos, tais como as escolas, centro sociais urbanos, bibliotecas, teatros e anfiteatros;
* Não à concorrência desleal dos governos municipais e estaduais como produtores de cultura e sim à parceria e ao fomento da produção cultural.
* O fim da lei de isenção fiscal para a cultura.
* A criação de um Fundo Público para a Cultura, através de Lei.
* Que este fundo seja o responsável pela implementação de políticas públicas para todas as áreas da cultura.
* Que ele opere através de editais públicos em todas as regiões do Brasil com a participação paritária, em suas comissões de seleção, de representantes escolhidos pelo governo e pelos participantes dos respectivos editais.
* Que este fundo tenha uma dotação orçamentária mínima anual definida pela lei, e que portanto esta lei seja encaminhada pelo poder executivo como um projeto de governo.
* A imediata implantação do projeto “Prêmio Teatro Brasileiro” sob a forma de um edital nacional ainda para o ano de 2009.
* O descongelamento dos 75% do orçamento da união para o Ministério da Cultura. E um aporte de verbas suplementar para que ele atinja o mínimo de 2% do orçamento geral da União.

Acreditamos que a cultura deva ser prioridade do Estado, por ser obra e identidade de um povo e por fortalecer o exercício crítico da cidadania na construção de uma sociedade democrática. Por isso é que hoje aqui nos reunimos. Para celebrar a antevisão de concretização do ideal daqueles que parafraseando Shakespeare acreditam que a arte e a cultura são a matéria-prima de que são feitos os sonhos.


Manifestação na Pça do Ferreira realizada pelo "Movimento" contra a falta de Políticas Públicas para a Cultura - Abertura do I Circuito Alternativo de Teatro - 2013

2 comentários:

  1. Criei uma rede social.
    E se chama ENCANTADOS!
    É....um ponto de encontro para artistas e apreciadores da arte em geral.(MÚSICA, LITERATURA, TEATRO, ARTES VISUAIS..)
    Criado pela CIA. ATELIÊ DA COMÉDIA, o espaço visa ajudar divulgar a nossa arte e a arte de outros grupos também, fazendo assim um intercâmbio cultural, mostrando que todos podemos nos unir para fazer da arte um objeto de transformação.
    Lá vc pode publicar e trocar conhecimentos com outros artistas..
    Visite.
    Participe.
    E nos ajude a divulgar..Abraçooo
    http://encantados.ning.com/

    ResponderExcluir
  2. Parabéns, pela iniciativa. Claro que ajudarei na divulgação.
    Abraços

    ResponderExcluir